Centro de Estudos Darcy Vargas
O Centro de Estudos Darcy Vargas é uma associação sem fins lucrativos, com sede e foro na Cidade de São Paulo, na Rua Dr. Seráphico de Assis Carvalho, 34 – 6º andar no Bairro do Morumbi, congrega todos os profissionais que militam na área da saúde.
Foi inaugurado em 27 de Agosto de 1999 e reinaugurado, após reforma do espaço no HOSPITAL INFANTIL DARCY VARGAS, em 1° de Novembro de 2002.
São objetivos do CENTRO DE ESTUDOS DARCY VARGAS:
  • Promover cursos, conferências, seminários e reuniões, contribuindo para a elevação do nível cultural dos profissionais do HOSPITAL ESTADUAL INFANTIL DARCY VARGAS;

  • Coordenar, do ponto de vista científico, a publicação de livros, revistas e artigos em revistas, sem qualquer intuito lucrativo;

  • Incrementar a integração social dos membros do CENTRO DE ESTUDOS DARCY VARGAS;

  • Incrementar a pesquisa, o estudo e o aperfeiçoamento científico.

Carta do Presidente

Após anos de trabalho conseguimos colocar nosso sonho a serviço de todos. 
O início do Centro de Estudos Darcy Vargas (CEDV) deu-se por meados de 1999, quando o Hospital Infantil Darcy Vargas (HIDV) passava por mudanças na sua diretoria e missão junto à sociedade. Apesar de ser um hospital de referência em pediatria, com residência médica e várias especialidades, não possuía nenhum recurso para o desenvolvimento do ensino e pesquisa. A biblioteca contava com livros antigos da década de 70, não era informatizada e a Internet parecia um alienígena. Como fazer o desenvolvimento científico se não tínhamos recursos para isso?
Assim começou o sonho de se criar um Centro de Estudos no HIDV. Parecia utopia, muitos não acreditaram que seria possível, afinal, estávamos num serviço público e sem recursos. Entretanto, foi dada a mim a missão de construí-lo. Reuni-me com outros 11 colegas e nos tornamos fundadores do CEDV. Cada um contribuiu com uma quantia e fez-se o registro e abertura da empresa, sem fins lucrativos, destinada ao desenvolvimento do ensino e da pesquisa do HIDV.
Mas, como conseguir verbas? Como informatizar a biblioteca? Como comprar livros e periódicos? E o mobiliário?
Surgiu a idéia de se fazer o 1° Simpósio de Pediatria do HIDV. Conseguimos arrecadar cerca de um mil reais, na época (novembro de 1999) e pudemos comprar mesas e cadeiras e um computador usado.
A partir daí, iniciamos o credenciamento de estágios dentro do hospital, organizamos outros cursos e simpósios e, finalmente, conseguimos chegar aqui - na era da internet.
Ainda estamos longe da excelência, mas temos muito orgulho e satisfação de ter conseguido concretizar um sonho!


Dra. Camila Lúcia Dedivitis Tiossi
PRESIDENTE DO CEDV