ARTIGOS
FEBRE PELO ZIKA VÍRUS

É uma doença causada pelo vírus Zika (ZIKV), um arbovírus do gênero flavivírus (família Flaviviridae), filogeneticamente próximo ao vírus da dengue, ao vírus da febre amarela, à encefalite por Saint Louis ou ao vírus do Nilo Ocidental. É um vírus RNA com duas linhagens, uma africana e uma asiática.

O vírus Zika foi isolado em 1947, na floresta Zika em Uganda (motivo da denominação do vírus) É endêmica no leste e oeste do continente africano. No ano de 2007 foi notificado o primeiro surto de Zika vírus fora da África e Ásia, sedo notificados 185 casos suspeitos na ilha de Yap, na Micronesia. De 2007 a 2012 não houve relatos de novos casos de Zika vírus nas ilhas do Pacífico. Em 2013 o vírus reaparece na Polinésia Francesa disseminando a transmissão em diversas ilhas da Oceania. Foram registrados cerca de 10.000 casos, com 70 casos graves que apresentaram complicações neurológicas (síndrome de Guillain Barre, meningoencefalite) ou auto-imune (púrpura trombocitopênica, leucopenia).

Atualmente o diagnóstico de hipertensão pulmonar (HP) tem sido mais freqüente, inclusive na faixa etária pediátrica. Tal fato se deve à facilidade de exames subsidiários como o ecocardiograma e a sobrevida maior de pacientes com doenças crônicas. As leucemias na infância são responsáveis por praticamente 50% das neoplasias entre zero e 18 anos. A medula óssea é o local onde são produzidas as células do sangue. A leucemia é uma doença da medula óssea.
O conhecimento das doenças da pele é sem dúvida milenar, como o da medicina em geral. Não se faziam, por exemplo, os diagnósticos que se fazem hoje. A somatória de observações cada vez mais acurada, agora sim,  dão elementos para suprir teorias anteriores.

A infecção do trato urinário é a patologia nefrológica mais comum na infância e caracteriza-se por crescimento de microorganismos, principalmente bactérias em qualquer parte das vias urinárias.